Linguagens Esotéricas…o lado negro e exótico da programação.

Pois bem…resolvi fazer meu primeiro post…apresentando-me eu sou o Leandro…e no momento tudo que vocês precisam saber…o resto sobre mim, que formem suas opiniões rsrsrs.

A princípio eu queria fazer um post sobre as peculiaridades de certas linguagens de programação, a exemplo do python onde a endentação e feita por espaços não havendo assim delimitadores de bloco, porém ao navegar pelo vasto mundo da internet, descobri que podem existir coisas mais estranhas e exóticas do que uma prática de endentação diferente e que existem um nome pra essas “loucuras”…foi assim que conheci as Linguagens Esotéricas.

Linguagens Esotéricas são linguagens criadas já na intenção de serem estranhas e ilegíveis, porém com lógica, penso que geralmente são criadas para serem motivo de piada já que não são aplicadas no mundo real.

Vou falar de algumas que mais gostei : Brainfuck, Spaghetti, Whenever.

Para aqueles que quiserem saber mais sobre o assunto podem “googolar” na web e da uma olhada nesses links:

pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programação_esotérica

http://www.techzonept.com/archive/index.php/t-84880.html

http://www.dangermouse.net/esoteric/whenever.html

Brainfuck: Criada na intenção de fazer o menor compilador possível, essa liguagem possui apenas 8 comandos(- | + | > | < | , | . | ] | [ | ) cada um formado por apenas um caractere, qualquer coisa diferente disso será considerado como comentário. Abaixo exemplo do código HelloWorld .

++++++++++
[
>+++++++>++++++++++>+++>+<<<<-
] The initial loop to set up useful values in the array
>++. print ‘H’
>+. print ‘e’
+++++++. ‘l’
. ‘l’
+++. ‘o’
>++. space
<<+++++++++++++++. ‘W’
>. ‘o’
+++. ‘r’
——. ‘l’
——–. ‘d’
>+. ‘!’
>. newline

Spaghetti: Como diz o nome foi criada para gerar os famosos códigos-spaghetti, cada linha de código tem de terminar com um “GOTO” que aponta para qualquer linha, desde que não seja a seguinte, a ordem das linhas de código pode ser aleatória que não afetaram a execução do programa. Abaixo exemplo do código HelloWorld .

10[?100]11 ‘Hello World
9[?108]10
13[?101]2
12[?10]0
4[?111]5
8[?114]9
2[?108]3
11[?33]12
6[?87]7
3[?108]4
1[?48]13
5[?32]6
7[?111]8

Whenever: rsrsrs…essa foi a que mais gostei nesta linguagem não há sentido de urgência, as instruções são executadas “quando o compilador quiser”(whenever!), o código funciona como uma lista de tarefas a cumprir. (acho q o Burrindows funciona assim de vez enquando!)

Despeço-me e deixando um pensamento.

“Os navios ficam mais seguros nos portos, no entanto não foi para ficarem ancorados que eles foram criados.”

Até a próxima!

5 respostas para Linguagens Esotéricas…o lado negro e exótico da programação.

  1. Ramon disse:

    o pessoal viaja né cara…
    vou fazer o meu compilador também.rs

    fuiii

  2. Não sei conheces a linguagem “whitespace” que os únicos caracteres são o espaço e o tab!
    Veja ai http://compsoc.dur.ac.uk/whitespace/

    []’s

  3. Ops, tab, espaço e enter!

  4. Ramon disse:

    no comments… rs😀

  5. Karina disse:

    Olá meninos,
    adorei esse post, muito interessante…sempre que puder vou ler e recomendar…
    Bjoks!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: