As Maravilhas Das Expressões Regulares

Eu já havia mencionado em Expressões Regulares, (utilizado em CDATA), porém o post de hoje vou abordar o mesmo tema, mas para o javascript, que atualmente é a minha menina dos olhos, vejo javascript o dia todo e até estou simpatizando com ele, ou ela. Pois bem, considero que no javascript é muito interessante ter esse conceito, pois facilita muito o trabalho do desenvolvedor, para fazer validação de formulário. Como o próprio nome diz expressões regulares, trata-se de procurar em uma string, toda a ocorrência da expressão declarada, com isso podemos buscar uma informação de um texto (string) onde queremos, ou fazer um padrão de string aceito para o campo determinado, essa parte é muito interessante para se fazer validação, no entanto o intuito desse post não é ensinar as expressões regulares em si, pois o link para um livro muito bom está nesse post, e sim como utilizar essa poderosa ferramenta no javascript.

No javascript existe a função RegExp, não é bem uma função, pois tem que se instânciar com o operador new.

Do começo:

Uma variável qualquer tem que receber o valor da expressão regular
re = new RegExp(“\\[(\\d+)\\]”);

Como exemplo, a variável é instância e utilizei a ER que fiz no trabalho, tinha que procurar por uma lista de elementos o seu número index, e este por sua vez estava entre colchetes.

Logo após uma variável irá receber a execução da ER em uma determinada string
minha_er = re.exec(“Nesse exemplo estou procurando por uma ocorrência de [1]”);

Quando se faz isso, a varável minha_er torna-se um array de 2 elementos, independente de quantas ocorrências da ER contiver no texto, pois ele para de procurar na primeira ocorrência, onde o primeiro elemento da array (no caso, minha_er), vai retornar, [1] e o segundo elemento vai retornar, 1.

Obs: Não estudei essa função a fundo, então não posso confirmar, se passando outro parâmetro a função irá continuar a busca, afim de retornar os outros elementos, acredito piamente, que há uma forma de trazer mais elementos para esta array, porém como disse anteriormente, não estudei-a a fundo, se você souber, os comentários são sempre muito bem-vindo.

Vou colocar o code, aqui sem comentários para poder copiar:

window.onload = function () {
re = new RegExp(“\\[(\\d+)\\]”);
minha_er = re.exec(“Nesse exemplo estou procurando por uma ocorrência de [1]”);
alert (“Nesse exemplo estou procurando por uma ocorrência de [1]”);
alert (Posição 0:”+ minha_er[0]+” e posição 1:”+minha_er[1]);
}

Agora é só se diverti, um pouco.
Espero que tenha gostado.

Fuiii…

Ps: Depois de muito procurar, várias pessoas se inscreveram, um árduo método de seleção, esse blog vai ter mais um integrante, com certeza ele irá trazer assuntos muito interessantes e espero que a média de post aumente, pois estou com pouco tempo de postar😦. Bruno que você seja muito bem-vindo e estamos esperando-o com bons posts🙂.

Deixe uma resposta

